Esse post será claramente um tutorial para quem diz que não gosta de rock e uma ótima forma de fazer com que quem gosta tire a poeira dos mp3 e volte a escutar algumas coisas que há muito não tinham o prazer de ouvir. Quando eu digo - diz que não gosta de rock - é porque todo mundo gosta, só que não descobriu ainda, não teve a influência certa. É claro que você pode gostar de outras coisas, mas ouvindo algumas dessas músicas e abrindo um pouquinho a cabeça, vc pode perceber que rock não quer dizer um bando de malucos vestidos de preto e balançando a cabeça. Isso existe sim, mas existem milhares de pessoas que pensam que rock quer dizer black metal, pensam que Iron Maiden é cantado da mesma forma que o Sepultura e que Beatles não é Rock.
Outro dia mesmo, eu estava conversando com a minha prima e ela me fez exatamente essa pergunta “Mas Beatles é rock?”. Eu quase morri é claro, minha querida, Beatles não é só rock como eles praticamente inventaram o rock como é hoje. Quase todo mundo é, foi e será influenciado por Beatles. Foi e sempre será a maior banda de todos os tempos, é igual Allejo no Superstar e Pelé no futebel. Ninguém supera. Esse é um preconceito idiota e que distorce a cabeça de muita gente e impede que tantas e tantas pessoas deixem de conhecer boa música.
Grande parte dessa culpa, é dos malditos metaleiros xiitas. Por culpa desses idiotas, quem gosta de rock é visto como um bando de arruaceiros cabeludos que fedem a vinho barato. Esses caras são apenas crianças revoltadinhasque acham que meia dúzia de grunhidos são as coisas mais legais do mundo. Existe isso? Claro que sim, mas a grande maioria que gosta de rock gosta é de música boa. E shows de rock dão menos confusões do que malditos festivais de axé, para te falar a verdade, nem nunca vi uma briga em todos os shows que eu fui.
Bom, como sempre me extendi demais na introdução, mas vou tentar explicar como eu comecei a gostar de rock. Foi praticamente da mesma forma que eu comecei a surrupiar uns livros para ler, eu não tinha NADA para fazer o dia todo. E com uns 10 anos, eu só gostava de uma banda: Engenheiros do Hawaii. Gosto muito até hoje, eu e meu irmão Mateus - que eu já disse aqui ter sido uma grande influência para mim - tínhamos todos os cd’s e tudo mais. Nesta época eu já tinha ouvido falar de Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica e afins, mas como eu era novo e totalmente influênciado por cabeças mais fracas que a minha, achava que era tudo coisa do demônio e era tudo grito.
Eis que meu irmão começa com sua compulsão por comprar cd’s, comprou dessas bandas aí e de mais algumas, confesso que comecei a ter um pouco de medo dele…mas tudo bem. Nesta mesma época, meu padrinho estava de mudança para portugal, e ele começou a distribuir entre os sobrinhos alguns perteces a mim ele deu um cd que mudou completamente minha vida.
Era um álbum duplo fodástico, um show incrível com bandas mais incríveis ainda. Mas duas coisas em particular fizeram minha cabeça explodir ouvindo esse cd. For Whom The Bell Tolls do Metallica, poxa…nenhum garoto está preparado para ouvir isso logo de cara, fiquei completamente maluco, com a bateria, com aquela introdução maravilhosa e com o vocal incrível de James Hetfield. Quando eu pensei que estava me recuperando, surge a eterna versão ao vivo de When I Come Around do Green Day. Olha, vou te falar, eu só pensava em como diabos podia existir aquilo, como alguém pode fazer um som daquele jeito. E veja só, eu não havia visto absolutamente NADA. Mas aí, meu tio nos tinha dado outro cd…nada mais nada menos que:
Nevermind. Se você nunca escutou Polly, Come as you are, Lithium, In Bloom e é claro Smells Like Teen Spirit, desça do mundo agora. Eu não queria saber de mais nada, pensava que acabava aí, que não existia nada melhor do que aquilo, que ninguém iria superar isso, aquele sentimento, aquela liberdade, aquela revolta dos riffs de Kurt Cobain. Ó, como eu estava enganado - ainda bem!.
Como eu disse, o meu querido irmão não parava de comprar cd’s, e eu já cansado de escutar as mesmas coisas resolvi pegar três cedêzinhos para ouvir, eram eles: Iron Man, Sabbath Bloody Sabbath - do Black Sabbath e Best of the Beast - do Iron Maiden. Aí maluco, o mundo acabou! Havia descoberto o Heavy Metal. Minha nossa, isso com certeza me influenciou para o resto da vida, ao mesmo tempo que me deixou burro. Pois naquela época nada que não tivesse duas guitarras, ou não fosse cantado pelo Ozzy era lixo para mim. Virei tudo aquilo que hoje eu abomino, um metaleiro xiita chato e cabeça-fechada.
Claro que fui envelhecendo e abrindo mais a cabeça. Céus, como posso ter perdido tempo de ouvir Lynyrd Skynyrd, Beatles, Ten Years After, Joe Cocker, Jimmi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Cat Stevens, Creedance, Led Zeppelin, AC/DC…e tantas outras bandas que eu ainda tenho que descobrir. Ainda gosto de um bom metalzão farofa. Mas aprendi que existe vida após, solos virtuosos, calças coladas e gritinhos no refão.
Minha grande dica é, comece com os clássicos, esses aí do parágrafo de cima já servem. Se você realmente começar a gostar, ouse um pouco mais. Escute Metallica, mas comece pelos discos mais melódicos, Black Album e ReLoad são bons para você começar. Escute também No More Tears e Ozzmosis do Ozzy Osbourne - são cd’s incríveis, vai por mim. Não deixe de escutar também Pearl Jam, Silverchair e Faith No More. Há também ótimas novas bandas para escutar, The Killers, Franz Ferdinand e Wolfmother - essa é incrível) são boas pedidas.
Se você gostar do som dessas bandas aí, prontinho. Já não precisarei dar mais nenhuma dica, você vai conseguir andar sozinho e procurar o que você gosta mais, o que mais te anima e o som que mais te atrai. Vamos lá, não custa nada.
Oi, eu voltei :)
ResponderExcluirEu li o post, só não li o negócio sobre rock (muuuuuuuuuuuito grande xD)
Nem sei se vc vem aqui ainda... bom, mas se for no meu blog, NÃO REPARA no layout pq foi eu que fiz e ainda precisa de MUITAS³ melhoras...
Você é tudo pra mim.
ResponderExcluirHoje e sempre, sempre e sempre.